quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vou viver para os Açores

Racionalmente

Enquanto em países menos desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento a tendência para a migração das pessoas para os grandes centros urbanos continua com uma curvatura ascendente, nos últimos anos, em alguns países mais desenvolvidos existe uma tendência inversa e crescente emigração das populações das zonas urbanas para zonas rurais. Este processo conhecido como Desurbanização (Counter urbanization) existe e tem principal relevância nos países mais desenvolvidos (MEDCs - more economically developed countries).

As razões são varias e podem ser dividas em dois conjuntos tendo em conta a sua causa. Existem factures de repelem (push) as pessoas para as zonas rurais e outros que as atraem (pull).

Push Factors
  1. Elevados níveis de poluição;
  2. Transito;
  3. Valores imobiliários elevados;
  4. Taxa de criminalidade elevada;

Pull Factors
  1. Melhor qualidade de vida;
  2. Mais segurança e melhor ambiente para a criação de família;
  3. Menos poluição;
  4. Valores imobiliários mais baixos e de terreno (+ qualidade de vida);
  5. Agradável ambiente de trabalho;


Existem também factores facilitadores que actuam como catalisadores positivos na química do processo de migração para as zonas rurais. Dentro de destes factores podemos enumerar alguns cuja importância é mais relevante como melhoramentos na área dos transportes ou tecnologia.

A diminuição da necessidade de concentração de população nas zonas urbanas e especificamente nas grandes cidades é especialmente evidente para actividades baseadas no processo criativo que não envolvam ou requeiram grandes quantidades de materiais (devido ao custo de transporte, etc.).

O acesso à internet através de conexões com aceitável largura de banda a preços acessíveis é uma realidade crescente nos últimos anos. Assim, actividades intelectuais estão naturalmente vocacionadas para este tipo de migração e a indústria das tecnologias de informação detêm a melhor posição para liderar esta tendência! (e cá vou eu)

Opinião

Vivemos numa época de mudança! Hoje não conseguimos prever a realidade do mundo daqui a 20 anos, nem daqui 10 e muito dificilmente imaginamos o mundo daqui a 5 anos. Gaia encontra-se em revolução! Tudo se encontra em transformação e no entanto, muitas vezes, continuamos presos ao senso comum do século passado.

Há 15 anos a atrás seria muito difícil de prever nosso presente, a forma como a Internet evoluiu, a banda larga ou o custo actual da tecnologia! Ninguem poderia prever a facilidade com que actualmente acedemos à informação - seja ela qual for!

As razões pelas quais nos últimos séculos criamos cidades com milhões de habitantes começam a deixar de fazer sentido! Pessoalmente começo a achar difícil de aceitar que se percam anos de vida no percurso entre casa e o trabalho... As distancias agora são outras e as unidades de medida têm de se ajustar!

Tenho pensado muitas vezes - devido à minha área - qual seria a diferença entre uma software house em lisboa, madrid, londres ou no meio do atlântico! As respostas são algumas condicionadas pelo "mindset" do século passado mas, uma delas encontra-se sempre presente: As pessoas! porque o importante nas organizações e na vida são as pessoas! (muito mais tenho para escrever sobre isto... mas ficará para um outro dia que já se faz tarde)

Emocionalmente

Adoro os açores!

2 comentários:

  1. Olá,

    Também estou farto da vida na cidade e estou a pensar muito seriamente em me mudar para o Faial, gostava muito de saber qual a empresa que usou para fazer a mudança dos seus bens e viatura e se foi muito caro.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tratei tudo com a Faial Tráfego não ficou muito caro... mas aconselho a não deixar nenhuma caixa para a ultima hora e trazer no avião... fiz isso e a única caixa que trouxe no avião ficou mais cara do que todas as outras que chegaram de barco (devido ao excesso de bagagem)...

      Eliminar